Voltar

5 edifícios incomuns que são representações visuais de seu propósito

felipe

12 de março de 2025

7 min. de leitura

5 edifícios incomuns que são representações visuais de seu propósito

Categorias relacionadas

Seções desta página

  • 1. Conselho Nacional de Desenvolvimento da Pesca, Hyderabad, Índia
  • 2. Casa Mimética, Condado de Leitrim, Irlanda
  • 3. Casa de Piano, distrito de Shannan, China
  • 4. Biblioteca Pública da Cidade de Kansas, Missouri - EUA
  • 5. Casa Dançante, Praga, República Tcheca

De um prédio de pesca em formato de peixe a uma sala de concertos que parece um piano, descubra essas estruturas únicas.

Arquitetura mimética é um estilo de construção que – como o nome sugere – imita fisicamente a função ou propósito da estrutura.

Oscar Wilde disse que "a vida imita a arte". Mas como esses edifícios miméticos mostram, às vezes é a arte que imita a vida.

Projetos não convencionais que são uma celebração do melhor do pensamento ousado, brilhante e inovador de seus criadores.

1. Conselho Nacional de Desenvolvimento da Pesca, Hyderabad, Índia

O Prédio de Peixe, como é informalmente conhecido, é a sede do departamento de pesca da Índia.

Esta estrutura de quatro andares, de 1.920 metros quadrados, se assemelha a um peixe gigante, com barbatanas, janelas em escala e olhos azuis vidrados.

Localizada perto do movimentado aeroporto de Hyderabad, a fachada do edifício é revestida com painéis de aço inoxidável.

Levantada do chão por pilares, foi projetada para dar a impressão de um peixe nadando no ar.

À noite, é iluminado com holofotes azul-roxo, fazendo com que se assemelhe a um peixe nadando pelos oceanos mais escuros.

2. Casa Mimética, Condado de Leitrim, Irlanda

Você está olhando para uma casa real ou é uma ilusão de ótica?

Essa pode ser uma pergunta que você se faz quando vê pela primeira vez a Casa Mimética de Dominic Stevens e Brian Ward.

Ao contrário da aglomeração associada à urbanização, Stevens e Ward projetaram a Casa Mimética para refletir e incorporar o mundo natural.

Construído em 2007 em Dromahair, County Leitrim, Irlanda, tem vidro semi-reflexivo projetado para controle solar, o que significa que a casa espelha o ambiente do lado de fora.

As áreas para dormir e trabalhar também são construídas no chão, dando à Casa Mimética uma qualidade mística semelhante a Hobbiton que poderia ser diretamente de um filme do Senhor dos Anéis!

3. Casa de Piano, distrito de Shannan, China

Este prédio mimético é deslumbrante em escala e construção.

Localizado no distrito de Shannan, em Huainan, China, ele compreende uma estrutura semelhante a um piano com um violino encostado nele.

Projetado por estudantes de arquitetura da Universidade de Tecnologia de Hefei - China, o piano foi construído usando painéis de vidro preto com tiras de vidro brancas que servem como janelas.

O violino forma a entrada de duas salas de concerto – e o prédio também é um espaço expositivo para planos de desenvolvimento para o distrito de Shannan.

Ele também tem um terraço de telhado, abrigado sob um dossel em forma de uma tampa aberta de um piano.

A Casa do Piano acerta as notas certas para os moradores do distrito de Shannan.

É um ponto turístico popular para recém-casados posarem na frente, levando alguns a chamá-lo de "O prédio mais romantico da China".

4. Biblioteca Pública da Cidade de Kansas, Missouri - EUA

Construído em 2004, o exterior do estacionamento foi projetado para parecer uma estante gigante.

Impressionantemente, todo o projeto foi um esforço colaborativo da comunidade, com os cidadãos de Kansas pedindo para ajudar a escolher os 22 títulos que formariam a fachada.

Com clássicos que vão desde O sol é para todos, de Harper Lee, até Homem Invisível de Ralph Ellison, essa estrutura atraente reflete a diversidade de seus livros e das pessoas da Cidade de Kansas.

5. Casa Dançante, Praga, República Tcheca

Praga atrai toneladas de visitantes todos os anos com sua arquitetura barroca e gótica deslumbrante, experiências culturais fantásticas e pura beleza. Também é o lar do incrível Casa Dançante Hotel.

Este prédio mimético tem uma história rica e complexa.

Arquitetos e engenheiros a construíram na localização exata de uma casa que foi destruída pelos bombardeios americanos em Praga em 1945.

A história por trás do prédio

No final da década de 1980, o arquiteto Vlado Milunić propôs a ideia do projeto a Václav Havel, um dissidente político.

Então, a Revolução de Veludo pôs fim ao governo unipartidário do Partido Comunista da Tchecoslováquia. Durante a revolução, Havel foi eleito presidente.

Sua influência permitiu que o projeto fosse retomado.

Em 1992, Milunić e o arquiteto Frank Gehry foram contratados para trabalhar no Casa Dançante Hotel. Eles tinham o apoio financeiro do Grupo ING.

Na época, foi apelidado de Fred e Ginger, em homenagem aos dançarinos Fred Astaire e Ginger Rodgers. A torre de pedra simbolizava Fred e a torre de vidro representava Ginger.

Uma forma simbólica de mimese

Edifícios miméticos geralmente fornecem representações visuais de sua função para fins de marketing. Em vez disso, a Casa Dançante Hotel é uma forma simbólica de mímica.

Suas partes estáticas e dinâmicas representam a transição do regime comunista para a democracia parlamentar.

Construído a partir de 99 painéis de concreto de diferentes formas e tamanhos, ele também tem molduras de janelas salientes que lhe dão um efeito 3D.

O resultado é uma peça de magia estrutural digna de aplausos.

Eng. Civil há quase 20 anos com especialização em projetos estruturais. Empreendedor na área de tecnologias para construção civil com ênfase em gestão de projetos e BIM. Pesquisador (Universidade de São Paulo) e autor de artigos científicos internacionais sobre BIM.

http://instagram.com/femesq/https://www.linkedin.com/in/femesq/

Conheça nosso canal no Youtube

Conteúdos que te ajudam a entender melhor o mercado de Engenharia e Arquitetura

Acessar

Mais conteúdo sobre

Curiosidades